Jornal Bom Dia - O Jornal da Cidade de Santa Isabel

ÚLTIMA SEMANA PARA O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM SANTA ISABEL E REGIÃO

Eleitores devem ir até os cartórios eleitorais para cadastrar a biometria nessas cidades; caso contrário, terão o título cancelado e restrições civis. Plantão será neste fim de semana.

[ÚLTIMA SEMANA PARA O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM SANTA ISABEL E REGIÃO]

 

O cadastramento biométrico nas cidades de Santa Isabel, Igaratá, Arujá e região, tem sido uma verdadeira corrida contra o tempo. E o prazo para os eleitores desses municípios, que se iniciou em 11 de março deste ano, encerra-se na próxima quinta-feira, 19, trazendo preocupação. Afinal, segundo o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), as cidade ainda não atingiram a meta de 80% estipulada.

Os moradores desses municípios deverão atualizar o título para obter a biometria, ferramenta que identifica o votante por meio de impressão digital. Somente com esta atualização será possível votar.

Para fazer o cadastro biométrico é necessário apresentar RG, título eleitoral (se tiver) e comprovante de endereço recente, dos últimos três meses. Os eleitores desses municípios que não fizerem a biometria obrigatória terá o título cancelado. O cancelamento do documento gera impedimentos na vida civil, tais como tomar posse em concurso público, obter passaporte, conseguir empréstimos em bancos públicos e fazer matrícula em instituições de ensino oficiais.

As cidades onde o cadastro biométrico obrigatório se encerra no dia 19 de dezembro terão plantão nos cartórios eleitorais neste sábado (14) e no domingo (15), das 8 às 14h.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nenhum município da região atingiu a meta. O levantamento feito pelo Jornal Bom Dia teve como base os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizado nesta quinta-feira, 12.

A cidade onde há maior número de eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico é Igaratá, que atingiu 86,37% do eleitorado com biometria, ou seja, dos 8.873 eleitores da cidade, 7.664 já realizaram o cadastro biométrico.

Em Arujá, a situação não é tão favorável assim. Até essa quinta-feira, 12, o TRE contabilizou 68,11% de eleitores que já fizeram o cadastro biométrico na cidade, o que quer dizer que dos 68.408 eleitores arujaenses, apenas 46.491 efetivaram o cadastro biométrico.

Em Santa Isabel, dos 42.468 eleitores, 33.344 fizeram o cadastro da biometria na cidade, o que corresponde a 78,52% do eleitorado com biometria no Município isabelense.

PRAZO

Eleitores dos 319 municípios onde o prazo da biometria obrigatória termina em 19 de dezembro, que ainda não cadastraram suas digitais, podem aproveitar o próximo fim de semana para resolver essa pendência e evitar o cancelamento do título.  

Os cartórios eleitorais que atendem tais municípios realizam plantão sábado e domingo (14 e 15), das 8 às 14 horas. Esse será o último plantão de 2019, de uma série que começou em abril.

Entre as cidades da lista, Mogi das Cruzes tem baixo comparecimento, com 58,23% do eleitorado cadastrado. Outros municípios com baixo índice de eleitores com biometria são Itaquaquecetuba (52,53%), Ferraz de Vasconcelos (65,78%) e Suzano (51,04%).

 

O cancelamento do título impede o eleitor de votar e gera outras restrições na vida civil, tais como: obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino oficiais.